COMO LER PARTITURA? AULA 01 - PAUTA MUSICAL

                  COMO LER PARTITURA?                


Se você chegou até aqui, com certeza tem algum tipo de dúvida com relação à leitura de partitura. Saiba que a parte básica de teoria musical não é difícil, mas requer um pouco de esforço para ser compreendida. 

Basta treinar um pouco e logo, logo estará lendo com facilidade - assim como está lendo esse texto agora. 


Para ler uma partitura, você precisa aprender duas coisas básicas: 

        1 - Conhecer como funciona a pauta musical e como identificar as notas nela;
        2 - Conhecer as figuras rítmicas e a duração de cada uma delas. 


Hoje vamos conhecer como funciona a pauta musical


A PAUTA MUSICAL

A pauta musical (também conhecida como pentagrama) é um conjunto de cinco linhas horizontais, separadas por espaços iguais entre elas. 

Pauta musical - contém cinco linhas horizontais
Entre as cinco linhas, perceba que existem espaços. Esses espaços também são contados, ou seja, temos quatro espaços dentro do pentagrama. Então temos: 

CINCO LINHAS
QUATRO ESPAÇOS

As linhas e espaços da pauta musical são contados de baixo para cima, como se estivesse subindo uma escada. Isso acontece porque no pentagrama, os sons mais graves ficam na parte de baixo, enquanto as notas agudas ficam na parte de cima. Em poucas palavras: quanto mais para cima na pauta, mais agudo; quanto mais para baixo, mais grave. Veja como é feita a contagem das linhas e dos espaços: 


Contagem de baixo para cima: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª linha; 1º, 2º, 3º e 4º espaço. Agora vem a parte interessante: cada linha e espaço corresponde a uma determinada nota, ou seja, temos notas nas linhas e notas nos espaços. 😁

Agora vamos supor que eu decida escolher a 1ª linha para usar uma nota e queira subir em sequência na pauta. Como ficaria essa sequência de notas? 

A sequência fica alternada entre as linhas e espaços. Veja o exemplo abaixo:

 Nota 1ª Linha      Nota 1º Espaço      Nota 2ª Linha         Nota 2º Espaço


Se eu quiser subir nota por nota no pentagrama, começando pela primeira linha por exemplo, a próxima nota estará no espaço; depois na linha e espaço outra vez. A sequência completa fica da seguinte forma: 

Sequência das notas no pentagrama 


Quando as notas são colocadas uma após a outra, na horizontal (como no exemplo acima), temos uma melodia. Nós lemos a partitura da esquerda para a direita, assim como você está lendo nesse momento. Lê-se uma nota após a outra, independente da posição em que elas apareçam: 

Exemplo de partitura: lê-se da esquerda para a direita, não importando a posição das notas na pauta.


Quando as notas são dispostas verticalmente, uma em cima da outra, a partitura está representando a parte harmônica da música -  os acordes. Essas notas são tocadas simultaneamente. 

Notas tocadas ao mesmo tempo



Agora que entendemos como funciona o pentagrama, resta uma dúvida: como identificar as notas na partitura? 

Se você chegou até aqui, percebeu que, em nenhum momento da explicação, foi mencionado os nomes das notas. Nós vimos que o pentagrama possui cinco linhas e quatro espaços, contados de baixo para cima e, que cada linha/espaço representa uma nota. 

O problema, neste caso, é a falta de uma nota como REFERÊNCIA. Como assim? Calma, pois vou explicar. 


AS NOTAS MUSICAIS


Todo mundo conhece as sete notas musicais: DO RE MI FÁ SOL LA SI. Essa é a ordem ascendente da sequência. No piano, por exemplo, essa sequência se repete muitas vezes devido à extensão das notas que esse instrumento possui. 

Sequência de notas musicais no piano

Depois da nota SI, a sequência se repete outra vez: DO RE MI FÁ SOL LA SI DO... e assim por diante. Com base nisso, responda:

Qual nota vem depois da nota SOL? Resposta: nota LA.
Qual nota vem depois da nota LA? Resposta: nota SI.
Qual nota vem ANTES da nota SOL? Resposta: nota FÁ
E qual nota vem ANTES de FÁ? Resposta: nota MI. 


Bem fácil, não é? Mas você pode estar se perguntando: o que isso tem a ver com o pentagrama? Eu lhe digo que tem TUDO a ver. Vamos imaginar agora uma sequência a partir da nota MI. Com base no que aprendemos até aqui, fica assim:


MI FÁ SOL LA SI DO RE MI...


Agora vamos ao pentagrama e nomear a 1ª linha de MI. Veja: 

Temos uma nota como referência e agora é possível identificar todas as outras dentro da pauta musical. A sequência completa dentro do pentagrama, nesse caso, fica assim:


Para identificar todas as outras notas dentro do pentagrama, só é necessário uma. A partir desta, eu nomeio as restantes. Isso foi um exemplo, mas na prática, como saber onde vai estar a nota de referência? Para isso temos as claves.




AS CLAVES


As claves servem basicamente para nos orientar quanto a posição das notas no pentagrama. Elas nos darão a nota de referência. Temos três tipos de claves: 


               Clave de SOL                Clave de DO              Clave de FÁ

A CLAVE DE SOL é o símbolo musical mais conhecido no mundo. Ela indica onde fica a nota SOL na pauta musical. Esta clave fica na 2ª linha -  o que significa que a nota SOL se encontra nessa mesma linha. 

Clave de SOL da segunda linha


A CLAVE DE DO é pouco conhecida, mas muito utilizada na partitura de viola. Essa clave indica onde fica a NOTA DO. Há quatro posições dela na pauta: na 1ª linha, na 2ª linha, na 3ª linha e na 4ª linha. A nota DO estará onde a clave indicar. 

Clave de DO da primeira linha


A CLAVE DE FÁ é bastante conhecida e muito utilizada pelos instrumentos mais graves. Na partitura de piano, a clave de fá indica as notas que serão tocadas com a mão esquerda. Existem três posições que essa clave ocupa (3ª, 4ª e 5ª linha), mas a mais utilizada é a da 4ª linha. Clave de Fá na quarta linha indica que a nota FÁ fica nessa mesma linha. 

Clave de FÁ da quarta linha


Temos conhecimento sobre a pauta musical e sobre como identificar as notas utilizando as claves. Agora vamos ver como podemos memorizar as notas na pauta. 



MEMORIZANDO AS NOTAS NAS LINHAS E ESPAÇOS


Uma das maneiras de aprender a identificar as notas é memorizar onde cada uma delas fica na pauta, utilizando somente as notas que ficam na linha. Como exemplo, vamos usar a clave de sol. Dessa forma:



          MEMORIZE: 1ª linha: MI; 2ª linha: SOL, 3ª linha: SI, 4ª linha: RE, 5ª linha: FÁ

Veja agora como memorizar as notas que ficam nos espaços da pauta musical  


           
           MEMORIZE: 1º espaço: FÁ, 2º espaço: LA, 3º espaço: DO, 4º espaço: MI




Memorize visualmente as notas e faça exercícios mentais para imaginar a posição e o nome de cada uma das notas, conforme a clave que deseja estudar. Quanto mais contato com a partitura você tiver, mais fácil será o aprendizado. 

Outra boa dica é usar as mãos para treinar a memorização das notas. Veja como fazer:



Coloque o nome das notas em suas devidas posições e treine para memorizar. O objetivo é não ter mais que pensar sobre qual nota é (a leitura ficar automática). 




Faça esse exercício e tente identificar as notas pelo nome na pauta musical. Não se preocupe, é possível aprender. Com o tempo, a leitura se torna tão automática quanto o exemplo abaixo: 




Tenho certeza absoluta que seu cérebro identificou imediatamente todas as letras ao mesmo tempo sem o mínimo esforço. Da mesma forma, em breve, seu cérebro estará identificando facilmente cada uma das notas. Não deixe de praticar! 


Essa foi uma breve aula sobre as notas na pauta musical. Espero ter ajudado. 



Acompanhe também no Instagram: https://www.instagram.com/partitura.e.musica/

Se inscreva no Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCagfpw1HU4fkldQXLmIyJng 







Comentários